sábado, 30 de junho de 2012

You Don't Know How Lovely You Are

 (imagem retirada do filme Mary e Max)

"Ah,nem  sei como começar...  acontece que, faz tempo que eu fico me comparando com uma menina que é linda, simpática e meiga e todos gostam MUITO dela.
Já eu sempre estou tentando melhorar minha imagem (compro roupa,maquiagem,esmaltes) pra deixar esse sentimento mas quando vejo ela, não consigo, procuro algum defeito nela pra aliviar minha falta de amor próprio mas aqui estou eu desabafando...Que bom que você existe pra abrir um espaço como esse. Se você puder me ajudar estou aceitando."

 Quando abri essa mensagem fiquei um bom tempo pensando no que escrever, confesso que fiquei meio sem palavras para um texto e acabei deixando de lado até a inspiração chegar. Hoje abri de novo e decidi que ia acabar esse texto e enviar uma resposta para a Laura (esse é um nome fictício que coloquei para manter o sigilo da menina que me mandou o desabafo).
 Laura por mais complicado que isso possa parecer esse é um sentimento normal, posso até chutar que 99% das pessoas que vivem nesse planeta já se sentiram menosprezadas e de certa maneira ameaçadas por outros seres cheios de charme. Eu já senti isso também, confesso, já me culpei por não ser toda linda, não ter seios grandes ou ter um cabelo meio revoltado, e também por ser meio bravinha e do gênio forte. Minha mãe já me pegou chorando várias vezes pelo simples fato de não gostar de quem eu era, eu não gostava, não tinha quem me tirasse da cabeça que eu era uma completa estranha. Você não sabe como é estranho escrever isso, porque diferente de você eu não estou protegida por um codinome, as pessoas que vão ler esse texto me conhecem, mas sabe esse é só mais um passo para eu dizer ao mundo que essas pequenas coisas sobre a minha aparência e meu jeito de ser não me incomodam mais.
 Então você pode ter certeza que estou escrevendo isso de todo o coração e sinceramente. E é o seguinte, você tem que parar com isso! É sério, não posso passar a mão na sua cabeça e dizer, tadinha espera que passa. Não passa se você não tomar nenhuma atitude. A primeira coisa que você precisa fazer é tomar consciência que está errado se comparar tanto com os outros, e pelo jeito você já se tocou disso, a segunda coisa é parar de encontrar defeito nessa garota, a coitada não tem culpa de nada, então pare de prestar tanta atenção nela e passe a olhar para você e na sua mudança, que vai acontecer se você quiser e se esforçar.
 Olha eu sei que você tem alguns defeitos Laura, mas eles não são nada comparados nas coisas boas que existem dentro de você, você não percebe que é uma criatura única e fascinante? Deus te criou com muito cuidado, em segredo você foi formada com tanto amor e carinho. Sua vida, suas ideias, seus pontos de vista são bem mais importantes do que qualquer outra coisa como cabelos, unhas e corpo todo esculpido.
 Sei que leva um tempo para perceber isso, mas se você parar  e olhar para dentro de si tenho certeza que  vai encontrar aspectos super legais sobre a sua personalidade. Depois você precisa controlar suas qualidades com aquilo que não é tão bom, todo mundo tem defeitos e é impossível viver sem eles, apenas tente controlar aquilo que te atrapalha de ser feliz, e não se culpe quando você fizer algo de errado, não tem problema você vai aprender aos poucos, vai se conhecer também aos poucos, ninguém é 100% controlado, além disso pequenos descontroles fazem parte e até se tornam engraçados depois de um tempo. E não se sinta tão mal por acordar de manhã e olhar para o espelho e levar um susto, isso é normal, todos nós somos feios de perto vai por mim, apenas lave o rosto saia de casa e evite se olhar no espelho durante aquele dia, amanhã ou depois de amanhã as coias melhoram e no final você acaba se preocupando com coisas bem maiores do que sua aparência. Você é bem mais do que esses reflexos mal definidos e tortos. E quando você encontrar essa menina evite se comparar, ela é linda, meiga e simpática, bom para ela, fique feliz por ela estar bem . Mas vai por mim, no fundo ela não é tão perfeita e pode se sentir como você, ela também é normal e cheia de inseguranças e defeitos, eles podem não aparecer mas estão lá, essa é a triste realidade. Então olhe com amor para ela não com raiva, você vai sentir bem, completa por não estar tão focada num sentimento ruim mas por estar sentindo algo bom, e isso vai transparecer na sua vida. Daqui a um tempo as pessoas vão perceber o quão independente você é, e vão querer estar ao seu lado, não por fatores externos e passageiros, mas pelo fato de você mostrar uma beleza bem mais duradoura do que a externa. Pode ser que você não seja a pessoa mais popular do universo, e que nem todo mundo goste de você, mas vai por mim, você vai encontrar bons amigos e vai viver boas aventuras. Você pode continuar sendo considerada meio estranha, mas existem 7 bilhões (acho que é isso né?) de pessoas no mundo, você tropeçar em pessoas bem diferentes e vai adorar conhece-las, porque diferente do resto você não ter preconceito e nem pré julgamentos, pelo menos assim espero.
 Laura um dia você vai olhar para trás e vai perceber que tudo não passava um pouco de infantilidade e insegurança e que agora você está madura e consegue enfrentar o mundo de uma maneira diferente. Claro que você ainda vai ter muitos picos, e ainda vai se sentir um nada, no meu caso isso sempre antecede a TPM, vai encontrar pessoas mais atraentes, vai levar foras, vai perder oportunidades para outras pessoas, e vai até ser mal-tratada. Mas sabe o que vai ser diferente? Você não vai se culpar por isso e nem vai culpar aos outros, isso foi apenas um obstáculo de percurso, foi apenas mais um degrau rumo ao seu destino, rumo ao que está preparado para você. Por que agora você se ama e nada te segura minha linda! Nada.

Ps: Sei que vai ser complicado no começo e o meu texto tá soando meio auto-ajuda demais, mas eu vou estar orando por você e se precisar de qualquer coisa, bem você já sabe, me escreve tá bom? A senhorita cheia de defeitos vai estar aqui para te ouvir.

Ps 2: O título do post é uma frase da música The Scientist do Coldplay, só para não deixar de citar os direitos autorais hahaha.

Quer desabafar também, ou contar algo de bom? Entre aqui e escreva pra mim, esse é o seu espaço.


3 comentários:

  1. Vou orar por ela também. Que ela possa seguir seus conselhos e ver que ela é única diante dos olho do Pai! (:

    www.luaramendonca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. aaah você está de parabéns com o conselho, sério ! Fiquei lendo aqui só na concordancia, você tem toda razão! Deve ser um orgulho receber um e-mail pedindo ajuda, rs

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei o texto, e posso dizer com toda a certeza de que sou sua fã!!!
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.