segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dicas para Você Aproveitar as Férias

 Muitas meninas me escreveram reclamando das férias e do tédio, resumindo a maioria só come, assiste tv e dorme. Férias costumam ter esses momentos de total vagabundagem e isso é bom, mas concordo que vocês não devem ficar nesse ritmo o mês inteiro. Aquela viagem aguardada não rolou (eu sei bem, estava toda na expectativa de visitar a minha irmã no Peru, mas não deu, fazer o quê...), ou nada de novo aconteceu e toda essa rotina começou a cansar? Bem, selecionei algumas dicas para vocês aproveitarem todo esse tempo livre, quem sabe ajude. 

1- Aproveite para ler:
Daa701ad58524241f691222b47eeb980_large
  Aproveite suas tardes de ócio para ler alguma coisa, você pode até não ter o costume mas não custa tentar. Vá para um lugar calmo e reservado, leve uma pilha de livros e vá lendo aquilo que te dê vontade. Comece com um livro de poesias, se cansar parta para um romance ou experimente algum clássico, experimente até encontrar aquilo que realmente te agrade. Sou adepta de ler vários livros ao mesmo tempo e isso não é ruim. Lembre-se que nessas férias você vai ler para se divertir, então esqueça daqueles textos chatos da faculdade ou escola. 
 Leia aquilo que vai te preencher naquele momento, aproveite esse tempo para viajar, descobrir e entender alguma coisa. Lembrei agora daquele trecho de Felicidade Clandestina em que Clarice dizia "que já não era mais uma menina e seu livro, mas uma mulher e seu amante" ou algo mais ou menos parecido, não lembro ao certo. Mas esse é o espirito da coisa!

2- Dedique o seu tempo para ajudar:
Street-art-49_large
 Há tantas necessidades que precisam de um pouco da sua atenção, pense com carinho. Não é preciso fazer grandes coisas, podem ser pequenas, mas feitas com muito amor (Madre Teresa fala algo parecido, de novo, não tenho certeza). Então comece a pensar em algo, e assim que encontrar uma necessidade atenda, se engaje num projeto social ou numa causa nessas férias. 

3- Aprenda algo novo:
137359857355240536_j7siwajc_c_large
 Que tal fazer um curso de férias? Ou oficinas de trabalhos artesanais, aulas de dança ou quem sabe até outra língua? Vamos tornar as férias mais produtivas. E se você não tem tempo nem dinheiro para fazer essas aulas, banque o auto-ditada, entre em sites, veja tutoriais, enfim... coloque a cabeça para funcionar!

4- Reserve um tempo para pensar e planejar:
Tumblr_m2ekm3yneb1qbge6eo1_500_large
 Planejar a vida para depois das férias também é importante. O quê você pretende fazer no próximo semestre? Quais são os seus projetos e metas? Organize tudo isso, escreva se for preciso, veja quais são as possibilidades e oportunidades. Reserve um tempo só para você e organize a vida, jogue fora aquilo que tá te travando e aproveite essas férias para respirar novos ares e novas chances de fazer aquilo que você almeja.

5- Conheça novos lugares sem ir tão longe:
Tumblr_m4ynvgmc081r0zwppo1_500_large
 Então aquela viagem não rolou e você ficou tão chateada que se afundou no sofá de casa? Pode parar! Tenho certeza que há coisas muito legais para serem descobertas e nem precisa ir tão longe para isso. Dê uma pesquisada nas cidades que estão perto da sua, veja se tem algum ponto turístico ou alguma  coisa interessante rolando. Pegue um ônibus, convença seus pais a irem junto, sei lá, se vira! Um dia você acaba descobrindo que não é preciso andar meio mundo para ter aventuras e conhecer pessoas e lugares interessantes.

6- Mude, Experimente, Tente algo novo: 
Tumblr_llbcgpnvky1qcrsn7o1_500_large
 Mude alguma coisa, seja seu cabelo, a posição dos armários do quarto, ouça novas músicas, experimente ver novos filmes, que seja, apenas mude. É bom fazer essas experiências e ver que as coisas se modificam, inclusive você. Experimente novas sensações, conheça novos pensamentos, converse com pessoas que não fazem parte do seu círculo de amizade, conheça coisas que não fazem parte do seu cotidiano. Tente algo de novo, mas seja consciente e cuidado para não se meter em furada, fica o conselho ;)

 Já estamos quase na metade das férias, mas ainda tá tempo de fazer algumas coisas e sair desse poço de tédio. Bora aproveitar?

PS: Quer contar algo pra mim ou desabafar? Entre aqui e aproveito esse espaço dedicado a você.
PS2: Todas as imagens fora retiradas do We Heart It

3 comentários:

  1. dicas maravilhosas!
    leitura é algo que ando praticando bastante, e embora minhas férias da faculdade não tenham coincidido com as do estágio, está dando pra fazer muita coisa diferente;

    Se puder e quiser flor, segue meu blog novo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso de férias para poder colocar em prática taaantos planos!

    Abraços,
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.