segunda-feira, 9 de julho de 2012

Tintas, Pincéis e Corações de Papéis

 Uma das coisas que mais gosto de fazer é jogar tinta em telas, papéis ou qualquer superfície que permita isso. Digo jogar tintar porque eu não sei pintar, não sou uma ótima desenhista nem nada disso, gosto de dizer que faço experimentos com tintas, porque dizer que sou uma pintora ou desenhista seria me gabar e isso é meio fora de noção. Então posso me classificar como apreciadora (principalmente) e uma aventureira nesse meio. 
 Semana passada reservei um dia para criar algo, fiquei um tempão pensando no que fazer, fiz vários rabiscos mas nada que achasse bacana, dei uma pausa para tomar um suco, deitar na cama e ouvir música (essa é a melhor maneira de ter inspiração). Deitada lá passando as faixas parei para ouvir uma música chamada Coração Vagabundo (amo essa música por sinal), ai tive a ideia vou fazer corações, mas corações humanos, tipo reais. Entrei no Google dei uma olhada em diversas ilustrações e fotos de corações para ter referencias, peguei meu bloco de rascunhos e acabou saindo um desenho de coração bem modesto, mas que me agradou na hora. 
 Fiquei na fissura por esse órgão, fiz três tipos de corações, vou tentar explicar cada um deles.
Da esquerda para a direita:
1. Crepúsculo Lunar: Nem me pergunte qual a razão desse nome, apenas coloquei, nomes surgem assim do nada mesmo. Fiz esse com nanquim e tinta ecoline, não dá para perceber mas eu usei um pózinho dourado junto com a tinta e a superfície ficou toda brilhante. Esse coração ficou com um aspecto divertido e as nuances das três cores bases que usei ficaram legais, eu acho pelo menos (hahaha)
2. Coração Esfaqueado ou Strawberry Fields Never: Esse coração gerou um pouco de polêmica lá em casa quando eu mostrei para os meus pais e disse o nome que eu havia colocado na "obra", minha achou que parecia mais um morango do que um coração (como assim!?) e meu pai achou muito violento esse nome, ainda mais por ser um coração humano esfaqueado, e sugeriu Coração Ferido, "aff pai, não! Isso tá muito romantizado pra mim" respondi. Tentei passar a ideia principal da "obra", porque ao contrário do Crepúsculo Lunar o Coração Esfaqueado tinha uma razão de ser assim e de ter esse nome. Tá, vou tentar explicar para vocês: Fiz esse coração imaginado um açougue, o papel branco é a tabua onde o açougueiro corta a carne e destrincha os corpos dos pobres animais. O coração ainda quente recém retirado do corpo espirra sangue pela tabua e o açougueiro prepara o coração humano para mais tarde colocar na vitrine para vender aos clientes. Quis passar a ideia de que se fosse um coração de boi ou galinha, que seja (falando nisso come-se coração de boi?) seria totalmente normal, mas corações humanos causam nojo, horror esse tipo de coisa. Mas qual é a diferença? São corações de seres vivos que podiam viver muito bem sem precisar comer uns aos outros. Sim, sou vegetariana.   
 Depois do discurso meu pai disse que tudo bem, por causa que eu estava a favor dos animais coisa e tal, e que eu precisaria explicar tudo isso para ficar mais interessante. Minha mãe ainda achava que parecia um morango, então decidi colocar duas opções de nomes, Coração Esfaqueado para quem abraça a causa do animais e Strawberry Fields Never (Sim, da música do Beatles só que o Forever trocado pelo Never) para quem acha que parece um morango. 
PS: Também fiz esse com nanquim e ecoline
3. Coração de Outono: Esse é o  meu favorito! Diferente dos outros nesse não usei tinta. Na verdade usei papéis diferentes de revistas e livros antigos e fiz uma colagem. Claro que o contorno foi feito com tinta nanquim mas o resto foi todo com papel e cola. Coloquei esse nome porque ele me passou a sensação gostosa  dessa estação e pelas cores, que lembram folhas secas e o sol alaranjado do outono. 
 A Eliza também entrou na brincadeira. Estou sem o meu ateliê, que era um quartinho nos fundos de casa que agora está tomado de caixas e malas, virou um depósito o coitado, então tive que pintar na varanda e não teve como simplesmente fechar a porta e pintar sozinha, a Eliza quis me acompanhar. Coloquei uma mesinha perto da minha, algumas tintas acrílicas, pincéis e dei pra ela um suco de maracujá com manjericão que a minha mãe fez (muito bom! Passo passar a receita depois) e lá essa pequena artista passou a tarde fazendo suas pinturas que mais pareciam amebas verdes ou sopa de espinafre vomitada (hahaha), mas na boa, ficaram muito legais, eu dou maior apoio para ela seguir por esse caminho. 
 E fim! Não ia mostrar os corações, não gosto muito de mostrar o que pinto, porque como já disse "Não sei pintar", mas decidi superar esse medinho bobo. Até porque arte, para mim, arte é mais um estado de espírito e uma maneira de expressão do que exatamente normas e maneiras de como fazer, me perdoem os artistas de plantão, mas essa é a minha opinião. Então tá aí para todo mundo ver. E quem sabe daqui um tempo eu comece a mostrar outras coisas que pintei e desenhei, vamos ver. Pode ser que apareçam rins, pulmões e ligações nervosas da próxima vez hahahaha. 
Ah! Coloquei essas fotos minhas porque teve leitora que ficou curiosa em relação a minha franja. Como podem ver ela já cresceu um pouco, e acho que vou deixar assim por enquanto. E já anotei o pedido, vou fazer um post mostrando como cuidar de uma franja bem curtinha. Aguardem ;)

Até mais pessoal! E valeu por ainda estarem aqui 



8 comentários:

  1. Amei os corações, ficaram lindos. Não acho que você não saiba pintar, muito pelo contrário.
    Eu com certeza emolduraria e colocaria em meu quarto! :)

    Muito fofa a Eliza, o que ela é sua?
    Minhas irmãs também pintam e usam o mesmo tom de cor. Será que crianças gostam de desenhar espinafres vomitados? rsrs

    Espero ansiosa pelos seus outros órgãos!
    Xoxos
    Wonka

    ResponderExcluir
  2. Ain mto linda sua irmãzinha!
    E eu adorei os corações, ficaram lindos ,e vc ainda tem dúvidas de que se sabe pintar?
    bjão!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas pinturas! Mesmo que não saibamos muito bem fazer algo, ainda acho que vale a pena arriscar!! :D

    ResponderExcluir
  4. Cara adorei as pinturas, os corações ficaram perfeitoooooos *-* e sua irmanzinha é uma fofaaaa *-*
    bjus ;*

    ResponderExcluir
  5. Ao ler o título não sei o porquê, imaginei vc recortando corações em papeis coloridos, corações daquele que gente desenha na escola. Mas me surpreendeu de novo, e sim vc é uma artista, nunca imaginei que um coração (orgão) ficasse tão bonito em desenhos, gostei das fotos tbm...

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Curti! Vou tentar fazer algo por aqui, kkk

    www.luaramendonca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei os coreções, principalmente o crepúsculo lunar haha, ele me deu uma sensação de liberdade, não sei o motivo, mas passou essa sensação, ah.. equanto a arte, tenho uma ideia um tanto quanto de designer sobre isso, a arte é processo, o processo de criar, partindo desse poto somos todos artistas e criamos arte!

    ResponderExcluir
  8. Amei suas pinturas, realmente ficaram lindas, amei a "coração de Outono". Olhar suas pinturas me deu uma ideia diferente do coração (o orgão) todo cheio de sangue e tals, mas o coração com a cor que nos sentimos, ou melhor em que cores estamos pintando o nosso coração, entende ? Que tipo estou numa faze de mudança, eu era toda viciada em redes sociais, internet e etc. E de uma hora pra outra apaguei tudo, até meu tumblr de quase dois anos eu apaguei ele e recomecei um outro do zero, me desliguei disso e agora tenho aquele tumblr todo reservadinho e na minha, mudei todo meu estilo de musica, meu modo de olhar a vida e enfim, me mudei totalmente e estou mudando e fico imaginando que cores estou pintando aquele coração que estava em cores tão apagadas? Em que cores estou me encontrando? Realmente vale a pena refletir!

    Ps: Coração realmente fica bem mais bonito desenhado assim do que aquele jeito tradicional ! rs
    Pss: Amo aqui, bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.