quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dica cultural: Impressionismo no Centro Cultural Banco do Brasil



 "Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet.
Tudo começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes até então.Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza." (fonte: Wikipédia)

Um dos meus estilos favoritos de pintura sempre foi o Impressionismo, talvez pelo fato de meus pais adorarem e sempre incentivarem essa fase da arte em casa. Me lembro de quando pequena eu ficava horas olhando os livros de arte da minha mãe. Também me lembro de quando ela ficava explicando o Impressionismo e mostrando na prática a força das pinceladas e a utilização da luz nas telas. Sim, eu tenho a mãe mais artista do universo!
Então não foi surpresa para ninguém lá em casa a minha reação ao saber que as obras do Museu D´Orsay estariam sendo expostas no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, simplesmente surtei!
Semana que vem estarei bem pertinho das obras dos meus amados Monet, Degas, Renoir, Pissaro e Van Gogh. Bem, assim espero, hahahaha...

Quem ficou interessado não pode perder essa oportunidade e grana não é desculpa, a amostra é gratuita.

Outras informações aqui:
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112, Sé - Centro - São Paulo (SP)
(11) 3113-3651 / (11) 3113-3649




2 comentários:

  1. Sempre quis ir a essas exposições, mas no buraco onde moro é praticamente impossível ter algo assim. :| Inicialmente eu achava o Realismo mais interessante, mas depois de aulas de Artes que tive ainda na escola, comecei a admirar muito o Impressionismo.
    Bisous!

    ResponderExcluir
  2. lindeza, te indiquei pra um meme! Da uma olhadinha lá no blog!? ;)
    beijos ♥

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.