quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Como usar o estilo vintage?

 Olá Hadassah!
Talvez não se lembre, mas já comentei algumas fotos suas, pois adoro seu estilo vintage, mesmo! Me identifico bastante... adoro rendas, tons patéis, fitas e laços.
Gostaria muito de umas dicas de moda, pois queria aos poucos, transformar meu guarda- roupa com esse estilo que amo. Gostaria de saber quais peças são essenciais, etc e tal... e então, vc pode me ajudar? - Marina

Oi Marina! Adorei seu pedido, vai ser bem divertido falar um pouco sobre esse estilo que eu tanto gosto. Primeiro vamos entender a expressão vintage. Muitas pessoas costumam confundir o vintage com o romântico e com o retrô, mas na verdade não é bem assim. O vintage é um estilo que transforma em referência tanto a moda quanto a arte e mobiliário de uma determinada época, basicamente da década de 20 até a de 80.
Mas qual a diferença entre retrô e vintage? Vintage são aquelas peças originais, que foram produzidas na época específica e que são encontradas com mais facilidade em brechós, bazares, antiquários ou no baú da avó. Retrô são peças atuais com uma releitura de peças antigas, são peças novas com cara de antigas.
Eu gosto de peças vintage por causa das histórias que elas carregam, tenho uma boina da década de 20 que é o meu xodó. Sempre que tenho a oportunidade compro peças antigas e originais, como a mala acima que deve ter uns 80 anos. Mas também uso peças retrôs, pego referências antigas e costuro ou customizo para deixar com cara de antiguinha.

Como usar esse estilo? A dica é não usar tudo antigo, se não vai parecer uma fantasia. Misture as peças vintage ou retrôs com peças mais moderninhas. O segredo é ter bom senso e buscar aquilo que fica legal no seu corpo e que traduz um pouco do seu estilo.
Use e abuse de vestidos, cardigans, babados, golas redondas ou rendadas e casacos. Algo muito característico são as saias, calças e shorts de cintura alta, só cuidado para não marcar aquelas gordurinhas indesejadas. Os sapatos oxford, com o bico redondo e salto baixo são a cara do vintage além das botinhas estilo coturno. Nos acessórios são permitidos chapéus, óculos retrôs, meias 3/4 e muitos colares e anéis relicários.
Acho muito chato limitar o vintage dizendo que você deve usar tal e tal coisa, o que citei acima são apenas algumas referências. O legal é você escolher peças e um estilo que você gosta, fazer umas pesquisas e inserir as peças no seu dia-a-dia. O vintage é um estilo em que você se descobre e faz suas próprias mudanças e essa é a diversão de tudo. 


4 comentários:

  1. amei as dicas Hadassah, vintage é um estilo lindo mesmo. Beijos
    blogpensando-alto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Hadassa!
    Muito obrigada pelas dicas, foram de grande ajuda! Além de me ajudarem a saber o que ter sempre no guarda- roupa para compor um look "vintage", me ajudaram também a diferenciar vintage de retrô! hehe
    Adorei a foto com o álbum e a mala! É exatamente o que me agrada!
    Tenha um lindo restinho de semana na companhia de Jesus!:)
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia muito sobre esse estilo. Vivendo e aprendendo,heim?
    Curti

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.