quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Entrando em um Estado de Fluxo?


 Faz um tempo que eu estava lendo a II Coríntios capítulos 4 e 5 (depois se você puderem ler) e acabei entrando meio que um estado louco de fluxo, e desde então ando meio fora do ar, uma sensação estranha de estar fora da realidade e de mim mesma.
Vocês devem estar se perguntando o que significa essa coisa de Estado de Fluxo. Vou tentar explicar bem por cima;  foi um termo criado por Mihaly Csikzentmihalyi (se alguém souber pronunciar esse nome por favor me avise, rsrsrs), co-fundador da Psicologia Positiva. Mihaly dizia que quando uma pessoa fica tão absorvida em uma determinada tarefa ou sentimento, fica completamente imersa no que está fazendo e se torna quase inconsciente dos eventos externos. Um sentimento de êxtase, de estar fora da realidade, ela sente uma claridade interna, sabendo o que deve ser feito e quão bem está fazendo aquilo. Sabe que é possível, e que ela é capaz de fazer, um sentimento de serenidade, sem preocupações, um crescimento além dos limites do ego. Uma ideia de estar além da dimensão temporal, totalmente focado no momento presente. Motivação intrínseca, seja o que for que produz o flow (fluxo) ele é a própria recompensa.

Lendo II Coríntios 4 e 5 me senti totalmente morta, fora da realidade, imersa em algo paralelo e totalmente desconectada do mundo. Já tinha lido várias vezes a mesma passagem, mas dessa vez Deus me pegou de jeito. Percebi que meu corpo, minhas vontades não são nadas comparadas às vontades e planos dEle, e que no final sou mero instrumento. Mesmo sendo tão humana e tendo meus sonhos, gostos e desejos, quando me entrego totalmente as coisas cotidianas nem são importantes assim. Ele molda e transforma, me mostrando que posso ser feliz sem precisar me preocupar com o amanhã.
Desde então peço com vontade para Deus me matar, me deixar morta para o mundo e para as minhas vontades. E sério, nunca senti isso, mas estou tão de boa, tão focada em estar ao lado de Jesus que nada mais vem me preocupando. Sempre fui muito crítica comigo mesma, sempre estressada com coisas pequenas. Percebo, agora, que fui injusta comigo, com quem estava ao meu lado e principalmente com Deus. Claro, de vez em quando me dá um nervoso e vontade de desistir de tudo, mas aí começo a repetir "Jesus me mata, me mata" e logo as coisas se tornam claras, eu resolvo meus problemas na calma, e se não consigo resolver eu relevo numa boa.
Não quero passar a ideia de que estou apenas deixando a vida me levar, não, na verdade estou deixando Deus tomar conta de tudo. Só quero me conhecer melhor, conhecer melhor a Deus. Claro que tenho planos e sonhos, mas não estou me matando mais por eles, Deus sabe quais são, e se eles realmente são os melhores para a minha vida. Ele tá cuidando de tudo, coloquei tudo nas mãos dEle.
É ótimo estar assim, avoada (hahaha)! É meio estranho, mas muito bom e compensador.
Pensando bem, acho que isso que estou sentido nem é um estado de fluxo, até porque esse estado é motivado por uma atividade que você gosta muito que te isola e depois de um tempo, acaba. Acho que na verdade estou me sentido bem e realizada, por estar ao lado do meu amigo, o melhor de todos.
Há muitas outras lições nesses dois capítulos de Coríntios mas acho que de tudo,no saldo total foi esse sentimento de entrega e confiança que acabou me tocando mais.

PS: Não esqueçam de ler II Coríntios 4 e 5 :)



12 comentários:

  1. Que lindo menina! depois que li, me lembrei que tbm já me senti assim, e realmente é maravilhoso, vc se sente mto auto-confiante, e é cm se nada do que existe fosse algo difícil de ser encarado, vc olha para as coisas e vê que são todas pequeninas diante das circunstancias...eh cm se fosse um êxtase...porém foi algo que no momento já nao sinto, mas já nao sou a msm de antes!
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que profundo!
    Espero um dia sentir isso com relação a Deus.
    Estou passando por muitos problemas atualmente e esse texto foi para mim, estou tão distante.
    Que você seja um exemplo na vida das pessoas que a cercam.
    Muito obrigada por compartilhar esse texto.
    A partir de agora só vou perdir para Deus "me matar".

    Você já veio para o Unasp campos 1?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que Deus fizesse isso comigo. Mas é questão de merecimento, você merece. Sou muito fraquinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não pense assim. Deus pode sim fazer isso com você. Não é por merecimento é por doação. Pelo menos você sabe a onde você fraca, pede pra Deus te ajudar. Ele não vai negar, e vai mudar muito se você estiver disposta.
      Eu acredito nisso

      bjss

      Excluir
  4. Amo qdo alguém compartilha uma experiência com Deus assim, que Deus te abençoe cada dia mais, semana passada li II coritios todo, muito bom, a Palavra de Deus é Linda, Intensa, pois Ele é Soberano.:)

    ResponderExcluir
  5. Passei por algo semelhante..nossa, era como se estivesse experimentando a ascensão..transcender os problemas, as circunstâncias e ao mesmo tempo um "antegozo" de Deus...Também vejo que necessito ter a todo o momento minhas vontades, meu ego, a minha pessoa conquistada, subjugada e capturada por Jesus..ser cativa Dele.
    bjs! (;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é tão bom!
      Fico tão feliz de ver pessoas sentindo a mesma coisa. Espero que nós não sejamos sufocadas pelas coisas desse mundo e que não esqueçamos disso que estamos sentindo :)

      Excluir
  6. Hadassah, eu não compreendi exatamente o que é o estado de fluxo, apesar de ter lido muito sobre isso. Como você chegou nesse estado e como soube que era isso? Ah, e eu também não entendi exatamente o Corintios 4 e 5. Poxa, sou bobona. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha tudo bem.
      Então, Estado de Fluxo é o que o carinha de nome enorme co-fundador da Psicologia Positiva chamava quando uma pessoa se entregava de maneira tão integral e profunda a algo que ficava com os sintomas que escrevi no post. Ela entra em um estado de fluxo a onde nada mais importa e seu único prazer é realizar aquilo que está disposto a fazer e a alegria de fazer é maior do que tudo.
      É possível tirar várias lições de II Coríntios 4 e 5, mas a principal e que mais vem falando ao meu coração é a entrega total a Deus, é morrer para o mundo e para si mesmo. É estar tão feliz e tão concentrada ao lado de Jesus que nada mais importa, você deixa tudo e qualquer coisa para sentir o amor de Jesus. E é isso que venho sentindo e buscando alimentar nos últimos tempos.
      Acho que não estou num Estado de Fluxo, como a psicologia explica, mas muitos dos sintomas se assemelham, na verdade usei essa comparação para simplificar o sentimento, se é que isso é possível, de estar ao lado do meu melhor amigo.
      Como cheguei nesse estado? Só Deus sabe! hahahaha mas a muito que venho pedindo por isso, e ainda peço, pq eu acho que não alcancei aquilo que ainda está reservado para que busca a Jesus com vontade. Ainda falta, mas estou buscando por isso, e que Deus me dê forças para isso.

      Excluir
  7. É bem real, pelo menos do meu ponto de vista essa história do Estado de Fluxo. Para algumas pessoas é essencial. Se você notar, na última entrevista que a Clarice Lispector deu na TV antes de morrer (vale a pena youtubar) ela deixa claro que entre os trabalhos que ela fazia, ela se sentia morta. Apenas enquanto ela estava trabalhando em alguma obra específica, onde ela entrava de cabeça, é que ela se sentia viva, em fluxo. Creio ser necessários os dois momentos na vida de alguém... Mas essas reflexões são bem interessantes! Acho que o melhor meio é o equilíbrio, a homeostase do ser, envolvido com D's.

    ResponderExcluir
  8. Por sinal, seu blog continua incrível, parabéns novamente, Hady!

    ResponderExcluir
  9. Ai como é bom ler essas coisas!!
    Isso me motiva muuuuito.. =)
    Jesus é lindo e quero experimentar esse e outros sentimentos que só Ele nos proporciona... viver essa experiência com Deus deve ser realemnte incrível...
    Estou passando por alguns momentos difíceis mas, em vez de desanimar e reclamar, quero buscar mais de Deus e me diminuir pra que Ele cresça em mim...
    Obrigada por compartilhar a sua experiencia. Isso ajuda muitas pessoas!
    Você é linda! =)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.