quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Crônicas Para Jovens de Clarice Lispector

IMG_0560 cópia

Quase tive um troço quando abri o pacote do correio e dei de cara com as Crônicas para Jovens da Clarice Lispector! Recebi esse super presente da editora Rocco, que presenteou quatro leitores (no concurso É Hora de Clarice) que fizessem a melhor homenagem à escritora no dia do seu aniversário. Ganhei por causa daquele tributo à Clarice que fiz com as minhas amigas,e se vocês não lembram cliquem aqui para refrescar a memória. 
Devorei quase todos os livros no mesmo dia! Tive que me controlar para não deixar os outros livros que eu já havia começando de canto na estante. 
Por se tratar de crônicas a leitura é gostosa e divertida. Clarice consegue ser profunda e intensa ao mesmo tempo que suas palavras fluem num ritmo único e prazeroso de acompanhar. Não diria que ela é uma escritora hermética, como muitos acreditam, mas sim, uma escritora para os que querem paixão e novas visões e perspectivas do comum, do cotidiano.
Não preciso ficar declarando meu amor pelos textos de Clarice, acho que ela mesma não gostaria de ler a opinião de fãs cegos e apaixonados. Mas usando o bom senso de uma leitora que já leu quase de tudo, só posso chegar a uma conclusão óbvia; Clarice foi uma grande escritora, principalmente porque ela não se considerava tão boa assim. E é exatamente esse perfil, de Clarice, que a coleção da Rocco apresenta. Os três temas que recebi; sobre amor e amizade, a escrita e vida e as crônicas do Rio de Janeiro e seus personagens, estão recheados de boas histórias e aplicações, e o principal, estão recheados até a borda de Clarice. 

IMG_0554 cópia
IMG_0555 cópia
IMG_0559 cópia
Ah, separei um trecho de uma das crônicas para deixar vocês com vontade, maldade né? hahaha... Mas pensem nisso como uma motivação para vocês adquirirem os livros ;) 

"Tudo porque tinham prestado atenção, só porque eles não estavam mais distraídos. Só porque, de súbito exigentes e duros, quiserem ter o que já tinham. Tudo porque quiseram dar um nome; porque quiseram ser, eles que já eram. Foram então aprender que, não se estando distraído, o telefone não toca, e é preciso sair da casa para que a carta chegue, e quando o telefone finalmente toca, o deserto da espera já cortou os fios. Tudo, tudo por não estarem mais distraídos." 


8 comentários:

  1. Ah, adoro Clarice. Que belo presente :)
    De qual dos livros é esse trecho?

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!! Acredita que nunca li Clarice? #vergonha

    ResponderExcluir
  3. Estou louca por esta coleção !
    Também tô namorando o Clarice L como jornalista
    http://www.avidaemletras.com/

    ResponderExcluir
  4. Que coleção linda *-*
    Fiquei desejando hahaha

    Te indiquei para um meme: http://www.thequeenland.com.br/2013/01/meme-campanha-de-incentivo-leitura.html

    Acho que você daria uma dica bem legal, já que é uma amante da literatura, principalmente brasileira :)

    Xx

    ResponderExcluir
  5. Muita linda a coleção, e devem ser muito bons, quero mt ler :)

    http://www.sonhosdocesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, fiquei apaixonada..adoro Clarice..acho muito legal essa versão..para que novos leitores tenham a oportunidade de conhecer essa maravilhosa escritora.

    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/


    P.S: Aproveito a oportunidade para anunciar que tem sorteio de livro nacional. Venha apoiar. http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.