sábado, 26 de janeiro de 2013

Meninas de Cusco



c_15
c_19
c_13 cópia
c_12 cópia
Andando pelas ruas de Cusco você acaba tropeçando muitas vezes com crianças e mulheres vestidas com trajes típicos. Elas ficam andando pelo centro histórico atrás de turistas interessados em tirar fotos. Ah, mas não se enganem, elas só aceitam pousar se forem pagas. Eu tentei fotografar uma meio que escondida, ela percebeu e veio toda nervosinha cobrar pela imagem. Como eu estava sem a carteira e minha irmã não estava por perto acabei desconversando e saindo de fininho. Mas quer um conselho? Não irritem essas mulherzinhas, hahahahaha.
Achei tão interessante a maneira como elas adornam os seus bichinhos. Todas elas andam com ovelhas, cachorros, gatinhos ou alpacas. As mais velhas carregam os bebês.
A menina das últimas fotos se chama Flor e a sua alpaca é o Pablito. Tentei puxar papo com ela, mesmo não sabendo quase nada de espanhol. Fiquei tagarelando e ela sorrindo de leve. Acho que ela entendeu foi é nada.
Olhando essas fotos fico imaginando como as meninas de Cusco são diferentes de nós. A cultura, objetivos de vida, visão de mundo. Podemos até julgar, ter pena delas, pensar que elas não vão ter nenhuma oportunidade. Mas quer saber, o que isso importa? Será que realmente somos mais felizes e sortudas que essas meninas? 
No final só resta respeitar e aproveitar toda essa riqueza cultural que existe no mundo. 




8 comentários:

  1. Adorei as fotos! Gostei muito de como você descreveu elas e tudo mais, você escreve super bem :)

    Juro que não conhecia esse lugar e nem sabia que existia isso de pagar pra tirar foto, haha.

    Enfim, adorei o post.
    Um beijão!
    http://estranham3nte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Quantas cores, que lindo e que vontade de ir para Cusco :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu sei bem o que é isso...vivi durante UM ano em Cusco...é um lugar que eu amo D+++ e vou voltar esse ano para lá...amo, amo, amo!

    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/


    P.S: Aproveito a oportunidade para anunciar que tem sorteio de livro nacional. Venha apoiar. http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério! Que incrível! Adorei aquela cidade, quero voltar e passar uma temporada mais longa por lá.

      Excluir
  4. Lindas as "sacolinhas" em que elas carregam as ovelhinhas ,rs (provavelmente é como carregam os bebês também né ?!) Concordo com você ! acho que não devemos ter pena dessas gurias... as oportunidades e circunstâncias delas talvez só sejam diferentes das nossas. Afinal, como seria o mundo se todos tivéssemos as mesmas oportunidades ? Acho que isso caracteriza essa riqueza cultural que você,de um jeito muito fofo, citou : ) beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim carregam como se fossem bebês.
      Que legal que você concorda comigo.
      Um viva para a riqueza cultural que existe nesse mundo! Ainda bem! hahaha :D

      Excluir
  5. Lindas fotos! E adorei você ter valorizado as cores das roupas! Os tecidos peruanos são um dos meus favoritos! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são tão ricos e coloridos :D Gostei muito da variedade

      Excluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.