quinta-feira, 4 de abril de 2013

Como conheci Baudelaire

O quê o filme, ou livro, Desventuras em Série tem em comum com um poeta francês? Simplesmente o nome Baudelaire. Esse não é apenas o nome dos pobres e desafortunados órfãos da série de livros como também de um dos mais influentes poetas franceses, fundador da tradição moderna em poesia e um dos precursores do Simbolismo.
E já está meio óbvio a maneira como descobri Charles Baudelaire, fazendo uma pesquisa sobre os livros de Daniel Handler vi a conexão dos nomes dos personagens com o do escritor. Na verdade não sei se foi proposital, mas enfim, foi uma feliz descoberta. Ando devorando suas poesias. Não tenho nenhum livro e nem sei se existem todas as traduções das obras para português. Mas encontrei um blog que tem a obra completa do livro Pequenos Poemas em Prosa
E aqui vai um dos meus poemas favoritos:

Embebedai-vos
É preciso estar-se, sempre, bêbado. Tudo está lá, eis a única questão Para não sentir o fardo do tempo que parte vossos ombros e verga-vos para a terra, é preciso embebedar-vos sem tréguas.
Mas de quê? De vinho, de poesia ou de virtude, a escolha é vossa. Mas embebedai-vos.
E se, às vezes, sobre os degraus de um palácio, sobre a grama verde de uma vala, na solidãp morna de vosso quarto, vós vos acordardes, a embriaguez já diminuída ou desaperecida, perguntai ao vento, à onda, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo o que passa, a tudo o que geme, a tudo o que rola, a tudo o que canta, a tudo o que fala, perguntai que horas são; e o vento, a onda, a estrela, o pássaro, o relógio, vos responderão: "É hora de embebedar-vos! Para não serdes escravos martirizados do Tempo, embebedai-vos sem parar! De vinho, de poesia ou vingi: a escolha é vossa."

Tumblr_mkpyywnhkq1s2m41jo1_500_large

Então foi assistindo o filme que descobri um ótimo poeta. É o que eu digo minha gente: Dá para tirar ótimas dicas e conteúdos nas mais diversas fontes. Indico então o escritor e o filme, aproveitem. 




3 comentários:

  1. Oi Hadassah, indiquei seu blog para responder uma tag.. Se quiser >.< ~adorei o post!~

    beeijos!!

    http://paodequeijocomchocolate.blogspot.com.br/2013/04/tag-campanha-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  2. Hadassah Conheci Baudelaire em 2007, quando um estranho começou a me mandar enigmas, e por fim trechos de poemas dela. Confesso que acho muito sombrio, por vezes trágico, mas gosto. Realmente gosto.

    Um beijo


    Humble Opinion

    ResponderExcluir
  3. Ah claro, sem esquecer de dizer que sou grande fã do filme Desventuras em Séries, não nego a assisti-lo uma vez mais. :)

    Humble Opinion

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.