quinta-feira, 11 de abril de 2013

Escolhendo um template para o seu blog

540c97e65b08aac734db0196254259fdd0d6e63c6c67fcfaa6bc8229ec574fa9_large
Bom dia!
Hoje vou dar algumas dicas de como escolher um template, ou theme, para o seu blog. Nos últimos dias recebi e-mails de meninas perguntando qual era o meu modelo, que elas achavam uma gracinha, como escolher um template, estilos, e se eu sabia de algum site que disponibilizava oções grátis. Bem, vou tentar responder a todas as peguntas nesse post. Vamos lá?

1-) Meu template:
Achei bem engraçado quando me perguntaram se eu havia comprado o meu template. 
1°: ainda não pensei em gastar dinheiro com ele, quem sabe no futuro. 
2°: eu mesma que fuço no html do blog e adiciono gadgets; então se tem uma porção de pessoas gostando do resultado, talvez seja uma boa ideia eu entrar nessa área de criação de templates, hahaha.

Quando criei o blog o visual dele era bem esquisito, fui melhorando com o tempo, depois de buscar referências e receber ajuda de almas caridosas. Ah, aproveito para agradecer ao André que me deu umas dicas e que fez o "logo" do blog. 
Eu uso o template que o próprio blogger disponibiliza nas opções de temas, o Simple todo branco. Só que o resultado é um pouco diferente do atual, precisei mudar os tamanhos, larguras, tipos e adicionar gadgets. 

2-) Escolhendo seu theme
Primeiro passo é definir qual é seu estilo e sobre que assunto vai escrever. Eu, por exemplo, publico muitas fotos, precisava de um tema clean e prático. A melhor opção foi o fundo todo branco, que valorizava meu conteúdo.
Mas esse estilo não dá para todos os blogs. Se você não utiliza tantas images assim, opte por algo mais gráfico e colorido. Mas não exagere. Sou daquelas que  não curte muito templates infantis, cheios de corações e menininhas. Pense que menos é mais. Valorize o conteúdo e não deixe sua página poluída, facilite a leitura e compreensão de seus leitores. 
Estas são algumas inspirações de blogs que utilizam a linha mais clean.

Gosto desses porque apesar de serem simples, não são óbvios, o conteúdo e as fotos favorecem todo o visual. 

3-) Sites de templates
Há alguns sites que disponibilizam templates grátis, basta jogar no Google que aparecem milhões de opções. Como optei pelo tema Simple, que o blogger disponibiliza, não fico pesquisando muito sobre isso. Mas sei de um site que tem bons temas, o Btemplate

A partir daí é só personalizar o template. Posso dar algumas dicas para ajudar, sobre o quê vocês querem saber? Mandem perguntas e sugestões.




3 comentários:

  1. Olá! Tudo bem?
    Faço Jornalismo no Unasp, estou no último semestre e me formo em junho. Encontrei o seu blog por acaso e gosto muito das suas postagens.
    As suas fotos são lindas e você escreve de maneira bem original.
    As dicas que você deu sobre templates de blog são bem legais, também gosto de páginas limpas.
    Estou criando um blog e tomei cuidado em encontrar um design clean.Isso faz muita diferença, porque depois podemos usar a criatividade nas postagens sem deixar tudo muito carregado.
    Parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas do post, são super valiosas mesmo. Te achei lá no Chuva de Ideias e tó adorando o teu blog, Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, adoro como você escreve e acho, sinceramente, que você poderia fazer tutoriais de html pelo fato de você ser simples e objetiva. Espero que pense na ideia. Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.