sexta-feira, 12 de abril de 2013

Tutorial de Fotografia: Light Leaks

Quando ocorre um vazamento de luz nas câmeras analógicas, ocasionando manchas ou uma superxposição no filme, chamamos de Light Leak. Simplificando é filme queimado, e o que era para ser um "defeito" tem se tornando um charme e super popular no meio da galera que curte fotos analógicas e vintage. 
Mas aí você se pergunta como vou fazer isso se tenho apenas câmera digital? Bem, há diversas maneiras de "imitar" o efeito no editor do Photoshop, e eu vou ensinar uma delas. 

Aplicando o Efeito:
Abra uma imagem no Photoshop, duplique (para garantir). Vá em Filtro> Ruído > Adicionar ruído. Adicione um pouco de ruído na imagem, eu uso entre 18,20, mas escolha de acordo com a sua foto. 

Segundo passo é adicionar a light leak. Vá ao Google e pesquise light leak, vai aparecer um monte de imagens, escolha sua favorita e salve no computador. 

Com o Photoshop aberto arraste uma das imagens de light leak sobre a sua foto, ajuste o tamanho até cobrir toda imagem e clique Enter. Na aba de Camada escolha a opção Divisão. Em Opacidade escolha qual opção de porcentagem que fica mais legal na sua imagem. 



Para a foto ficar menos chapada e com cores intensas vá em Camada (lá no menu, perto de Imagem) e escolha a opção Achatar Imagem, feito isso você poderá mexer nos níveis deixando a foto do jeito que preferir. E pronto! 



5 comentários:

  1. Ficaram diferentes e bonitas! :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro fotos com esse efeito, muito legal!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse efeito e realmente é demais!

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  4. Ficou ótimo esse tutorial adorei

    http://fazpartedocotiadiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.