quinta-feira, 19 de setembro de 2013

5 Passos Para Ser um Leitor Voraz


Não sei muito bem como começar esse post, confesso, mas é que o pedido pareceu ser sincero então vou me esforçar ao máximo para ser relevante.Então vamos lá!

O Rafael Marques me mandou um e-mail pedido umas dicas para ele começar a curtir literatura. A mensagem é essa: "Olá! Tudo bem? Adorei seus textos. Bem, o motivo de mandar essa mensagem é que eu adoraria gostar de ler, mas não consigo, me dá uma dica? Me ensina!" 

Fiquei um tempão pensando em como ensinar uma pessoa a tomar gosto pela leitura, sei lá se isso é algo ensinável. Aí fui me inspirar lá no passado quando eu mesma comecei a tomar gosto pela coisa, pautei algumas dicas que achei seriam boas e saiu o post que eu coloquei em 5 passos para facilitar.

1° Passo: Desligue a TV, computador, iPod e etc. 
Olha, não estou dizendo que é só para desligar na hora que você for ler, isso é meio óbvio, estou propondo desligar durante um tempo. Eu sei que música é incrível, filmes são demais e alguns programas de TV dá até para gastar um tempinho, mas é que o cérebro acaba recebendo uma porção de estímulos ao mesmo tempo aí quando você for sentar para ler não vai ser a mesma coisa.
Se você quer ter um bom ritmo de leitura comece desligando-se do mundo. Desligue tudo que possa te atrapalhar vá tomar um banho, um chá, faça algo que te relaxe! Com o tempo você vai acabar se acostumando em desligar automaticamente, aí pode cair o mundo do seu lado que você vai estar concentrado no livro. 


2° Passo: Escolhendo o Livro
Você não quer ler Balzac ou Machado de Assis logo de cara né? Se até hoje o máximo que você lia era uma revista de fofocas ou o cardápio do restaurante não adianta bancar o cult é encarar um livro que na primeira frase vai te deixar confuso. Comece com livros "leves" com um ritmo fácil de acompanhar. Uma dica certeira são os romances. E por favor não venha dizer que romance não, porque você não curte histórias românticas de amor e essa melosidade toda. Pra começo de conversa romance não é só história de amor. Basicamente é uma história longa com uma trama bem planejada, com personagens caracterizados, com histórias secundárias, ou não, que levam o leitor a se envolver com a obra.
Então o que aprendemos? Vamos com calma, escolha livros que te envolvam e não que quebrem a cabeça. Com o tempo você mesmo vai acabar sentindo necessidade de outros tipos de livros e vai procurar por conta própria. Só não tente bancar o espertão, se não o efeito vai ser o contrário.


3° Passo: Passeio pela Livraria
Agora é hora de começar a curtir o ambiente literário. Mesmo que você não vá comprar nada é bom dar uma olhada em algumas obras e dar uma lida em livros que você ainda não conhecia. Enfim, livrarias, sebos ou até mesmo bibliotecas são ótimos lugares para começar a frequentar. E daqui a pouco você vai virar bichinho de traça e vai conhecer outros temas e autores que não você nem imaginava que existiam.


4° Passo: Troque Experiências
Fóruns, blogs, redes sociais, enfim, as opções são diversas. Procure boas referências de pessoas que curtem o mesmo tipo de livros que você. Leia resenhas, acompanhe seus autores nas redes, e procure sites que dão a opção de fazer download do livro em PDF, assim dá para economizar uma graninha. Ah! E quem sabe você não se empolgue e acabe criando um blog sobre o assunto? Eu sei que está cheio deles, mas sempre vai ter um espaço para quem sabe do que está falando e cria posts interessantes.


5° Passo: Envolva-se com a obra
Tá que nem sempre é fácil, teve livro que eu só terminei porque não queria deixar no meio do caminho. Mas se você gostar muito de um livro, envolva-se! Leia, releia, decore as frases, compartilhe com seus amigos, enfim! Não há nada melhor do que curtir um livro e entregar-se a ele. Além disso, citar autores e suas obras ampliam seu vocabulário e geram boas ideias em conversas, sério mesmo. Eu tenho mania de citar músicas, autores e tal, mesmo que parafraseando. É bem legal quando você encontra alguém que também demonstra essa paixão pelos livros. 

E fim! Acho que é isso...
Rafael, galera do blog, essas minhas dicas para quem quer aprender e se envolver no universo literário. Não tem muito segredo, vocês podem criar seus padrões e técnicas. O importante é dar o primeiro passo, e eu super apoio a todos que querem se ser leitores de carteirinha.

Um abraço para todos e até a próxima ;)


10 comentários:

  1. Gostei muito do post. Confesso que adoro ler, mas, como tudo, há alturas em que não me consigo prender a um livro, por muito que queira, às vezes há coisinhas na nossa mente que nos distraem. Mas quando isso acontece, gosto de falar mais sobre livros, de visitar livrarias, bibliotecas e afins para me recordar do quão bom é ler, o bem que faz, e como os livros em si são magníficos !
    Costumo visitar o blog, mas ainda não tinha comentado, só queria que soubesses que gosto muito do teu cantinho :b
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emma!
      Que bom encontrar alguém que curte ler. Sim, eles são realmente magníficos, mas sou suspeita para falar hahaha.
      Ah, que legal que você comentou dessa vez... assim pude te conhecer! Sempre que quiser esse espaço estará aberto para você palpitar, elogiar e até criticar rs.

      Obrigada pelo carinho e um grande abraço!

      Excluir
  2. Nossa, uma tarefa super difícil ensinar uma pessoa a gostar de ler, né? Especialmente quando isso é uma coisa que parece que nasce com a gente... Mas gostei demais das suas dicas, super pertinentes!

    ResponderExcluir
  3. Curti! Adorei os passos e vou compartilhar!! Kisses!

    ResponderExcluir
  4. Achei fofo da sua parte escrever esse post :) Eu recomendaria quem tem dificuldade com romances por causa do tamanho buscar ler contos! Histórias mais curtas e que exigem menos tempo... dá pra encontrar fácil pela internet e experimentar vários autores/estilos para se descobrir melhor!

    Belo blog!

    Beijos
    http://theartofkeepingbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito boa as dicas, eu acho que já nasci gostando de ler então para mim é fácil eu consigo ler em qualquer lugar.
    E essa parte de se desligar do mundo, acho que todo mundo precisa um pouco.
    beijocas
    https://www.facebook.com/crescendoaospoucos
    http://crescendoaospoucos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Ou quando for para um sitio ignore a televisão pegue uma rede prenda a debaixo de árvores, leve um lanchinho e leia ^^

    ResponderExcluir
  7. minha vida se completa em torno da leitura, não existe nada melhor no planeta que ler, para quem tem esse dificuldade, uma dica que eu proponho, você só aprende a gostar de ler lendo, então leia e releia, quando menos esperar se tornara um leitor voraz!

    ResponderExcluir
  8. Olá, obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.