quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Rei Arthur e a Távola Redonda

Sempre me encantei com histórias de cavaleiros que saem em busca de aventuras fantásticas e que pelo caminho enfrentam desafios, encontram o amor e aprendem lições que os levam a superar seus medos. Então, hoje, vou contar para vocês um pouco sobre um dos meus livros favoritos, As Lendas do Rei Arthur. 
Toda a história da corte arturiana e da Távola Redonda pertencem à categoria dos mitos. Isso significa que com passar do tempo tanto a proveniência oral ou escrita da história sofreram mudanças. Dizem que o Rei Arthur realmente existiu lá nos primórdios da Bretanha, mas a biografia desse rei histórico também é permeada de fatos lendários, o que dificulta a confirmação de sua existência, já que naquela época o fantasioso era muito difundindo com a realidade. 

A história desse rei tornou-se mundialmente conhecida por alguns fatos: 
1- Quando ainda jovem Arthur retirou uma espada de uma superfície de ferro, tornando-se rei;
2- Foi o único a conquistar Excalibur,
4- Reascendeu a glória da Távola Redonda e a tornou um dos maiores símbolos de nobreza;
5- Fez parte de um dos triângulos amorosos mais conhecidos da literatura, juntamente com sua mulher Guinevere e seu cavaleiro confidente Lancelot.
Mas, as lendas do Rei Arthur e da Távola Redonda não se restringem apenas aos fatos citados. 
Rei Arthur é uma figura importante do passado remoto dos povos celtas e bretões. Nas lendas dos cavaleiros do rei há diversos outros contos e histórias paralelas que revelam de uma forma nebulosa o passado desses povos.
Para quem se interessou, ou se interessa pelo tema eu indico dois livros:
1- Lendas do Rei Artur de James Riordan e ilustrações de Victor Ambrus

O ponto forte desse livro são as ilustrações e as páginas grandes e bem diagramadas. Com diversas lendas, além das histórias do Rei Arthur, como Tristão e Isolda e a busca pelo Santo Graal. Essa versão é meio antiga, era do meu pai, então provavelmente não tem mais para vender. Mas vale à pena dar uma pesquisada no escritor e ilustrador, o trabalho deles é muito bom.
2- Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda de Howard Pyle 

Uma das minhas últimas, e mais querida, aquisições. Essa é uma versão totalmente comentada. Para quem quer se aprofundar na história é uma ótima pedida. Ao longo dos fatos narrados o leitor mergulha na história medieval, na cultura dos povos, suas crenças e tradições. Com cometários e prefácio de pesquisadores da história arturiana o livro não é apenas divertido, é também uma aula da história e cultural dos povos que originaram a Europa.
Super recomendo! Encontrei o livro para vender na Submarino por R$44,90, no meu eu paguei R$50,00. Para quem quiser dar uma pesquisada o ISBN do livro é: 978-85-378-1065-1.
Bem, é isso pessoal... Boa leitura para vocês!

Até a próxima ;)


6 comentários:

  1. gosto muito das histórias que envolvem o Rei Arthur e ameeei essa edição do Lendas do Rei Artur.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é lindo!
    As vezes me sinto meio burra por não ter começado a ler Rei Arthur ainda, pelo simples fato de não saber por qual história começar. São tantas, que fica meio difícil estabelecer a sequencia certa dos acontecimentos. Uma vez dei uma pesquisada e descobri que cada pessoa tinha uma opinião diferente sobre onde começava a lenda. Não foi de grande ajuda essa pesquisa. O mesmo acontece com o Sir Sherlock Holmes. Duas histórias que eu gostaria de ler, mas não sei como começar.

    ResponderExcluir
  4. Essas histórias medievais me encantam!

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  5. Que lindos, adorei seu blog!

    Beijos,
    www.blogdaninha.com < visita lá, haha!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as duas dicas!
    As capas são lindas.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.