segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Guia de projetos fotográficos

Se você der uma vasculhada pelos blogs por aí vai ver que muitos deles fazem projetos fotográficos. Eu sou uma dessas pessoas que aderiu à ideia (se quiserem acompanhar o 4 on 4 é só clicar aqui).
Super apoio e indico que as pessoas façam esses projetos, por que além de serem divertidos de se fazer eles também costumam exercitar a criatividade. Cada um tem um tema pré definido e você que vai ter que se virar para interpretar-los. E isso que é legal, dá para viajar bastante mas tento um foco. 

No começo de ano começam a pipocar esses projetos, já que a maioria é anual. Eu devia ter feito esse post antes, já que estamos na segunda semana de 2014, ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo e se engajar em algum deles. 
Fiz uma lista dos mais populares e usados por blogueiros e fotógrafos, mas claro, nada impede que você crie seu próprio projeto. O importante mesmo é criar algo bacana a partir de um tema. 


1-) 365 Dias (365 Days Project)
Nesse projeto você vai precisar fazer uma foto por dia durante um ano!
Na minha opinião esse um dos projetos mais complicados de se fazer. Mas deve ser muito legal, imagine no final do ano ter 365 fotos documentado tudo o que você fez. Vale à pena tentar!

2-) 52 semanas 
As 52 semanas correspondem a cada semana do ano. Você pode escolher um tema como auto-retratos, ou imagens aleatórias do seu cotidiano. O importante é estipular uma quantidade de fotos e postar todo final de semana durante um ano


3-) 7 cores em 7 semanas
Inspirado nas cores do arco-íris esse projeto propõe que você fotografe imagens com as seguintes cores (e em ordem): Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta. Esse parece ser um projeto bem legal e desafiador, quem se pronuncia?

4-) 52 Photowalker
Pegue sua câmera fotográfica, saia de casa e faça imagens da rua, dos lugares que você anda e dos estranhos que você encontra por aí, depois publique as imagens feitas semanalmente. Basicamente esse é o projeto 52 Photowalker, que dá uma forcinha para você sair por aí em busca de coisas novas.


5-) Temas por dia
O blog Fat Mum Slim disponibiliza temas de fotos. Funciona assim; todo mês uma nova lista é publicada no blog com um tema para cada dia daquele mês. Usando sua criatividade você faz uma imagem de acordo com o tema e depois compartilha nas redes sociais (preferencialmente no Instagram) usando a #FMSphotoaday. O legal é que dá  ver como as outras pessoas interpretaram cada tema. 

6-) X on X
Esse é o meu projeto para o ano de 2014. 
Primeiro você reúne uma quantidade de amigos, preferencialmente blogueiros, aí dependendo da quantidade de participantes vocês vão nomear o projeto. Vou usar o meu como exemplo tá? Somos 4 blogueiras, então o projeto vai ser 4 on 4. Já que somo 4 o nosso dia de publicar as fotos vai ser todo dia 4 de cada mês, e quantidade de fotos também vai ser 4. Entenderam o raciocínio? Vão ser X pessoas que vão determinar o dia do mês e a quantidade de fotos a serem postadas. Ah! E não esqueçam de escolher um tema a cada mês, assim todo mundo vai ter uma base para fotografar.  

E então? Alguém já faz algum desses projetos ou vai aproveitar para começar? Deixem seus comentários e opiniões aqui embaixo.

Um grande abraço para todos e até a próxima ;)





22 comentários:

  1. Eu tenho muita vontade de fazer um projeto assim. Já tentei um de 52 semanas com minha boneca Coraline, mas acabei desistindo pela falta de criatividade na hora de tirar as fotos. Agora queria entrar em um que não estipulasse tema, mas que eu pudesse sempre postar as fotos que tiro. Acho que vou inventar um HAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! Acho que você devia mesmo inventar um Larissa. Esses que eu escrevi são só uma base, o importante mesmo é você soltar a criatividade ;)
      Se você bolar algum projeto novo me conta depois
      um abraço!

      Excluir
  2. Ai eu morro de vontade de participar de um desses projetos, porém nunca tive ninguém pra fazer junto comigo :D
    Vou fazer um sozinha acho hahaha

    Beijos Haddy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você pode tentar entrar em algum grupo de projetos no Facebook, o meu começou assim. Se eu encontrar algum te aviso tá?
      E qualquer coisa... você cria o seu, também tá valendo!

      Bjss Evelin :D

      Excluir
    2. Hey Evelin, podemos fazer um projeto juntos.
      Tive uma idéia legal.
      Se quiser, me adiciona no Facebook pra falarmos melhor a respeito disso.
      www.facebook.com/FeKosFotografo

      Beijo.

      Excluir
  3. Adorei a dicas.
    Já estou fazendo o 365. Eu to querendo fechar o grupo do 06 on 06. To interessada em fazer parte do grupo do seu projeto X on X. :)
    Acompanho seu blog. Parabéns..!!
    Costumo Ser Assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Ananda? Bem podemos pensar em algo, se você tiver interesse de fazer algum projeto fotográfico me avisa, quem sabe não juntamos outras leitoras também?
      Gostei da ideia!
      Ah, muito obrigada por acompanhar
      Um grande abraço pra você

      Excluir
  4. Adoro projetos fotográficos, adoro fotografias, mas nunca participei de nenhum projeto.
    Tenho certa dificuldade em ter dia certo pra postar no blog/qualquer outra rede social, e mais dificuldade aida em sair com minha máquina :(
    Vou adorar acompanhar os posts do seu projeto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você devia tentar Laura, é bem legal!
      Obrigada por acompanhar

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Tenho muita vontade de participar de um projeto desses, parece ser bem legal!
    Obrigada pelas dicas! E boa sorte no seu!

    Beijo :*
    www.tainahrodrigues.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você tem vontade? Eu estava pensando em fazer um projeto com a leitoras do blog, se você estiver interessada me avisa ;)

      Ah, muito obrigada! Vou precisar, um ano de projeto não é brincadeira!

      bjss

      Excluir
  6. Eu participava do x on x - 6 on 6, no meu caso. Uma pena que não deu certo :/
    Mas, olha, achei interessante o 7 cores em 7 semanas. Fiquei com vontade de arriscar com esse projeto...

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Del, mas quem sabe esse de 7 cores em 7 semanas não vinga? Eu achei bem desafiador, procurar por todas essas cores e usar a criatividade para criar fotos legais! Mas tenta! Depois me mostra como ficou tá?

      Um grande abraço

      Excluir
  7. Adoro projetos fotograficos, esse ano entrei no 4 on 4 e pretebdo fazer um 52 weeks a partir do meu aniversário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal Julia, você está fazendo um projeto igual ao meu! Me manda o link para eu ver depois ;)

      beijo, beijo

      Excluir
  8. Oi Hady. Onde foi que você comprou o seu chapéu na primeira foto?
    Adoro o seu blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, tudo bem?
      Então, comprei em um brechó. Não me lembro do nome agora...
      Ah, muito obrigada pelo carinho

      bjs

      Excluir
  9. Eu acho legal esses projetos de fotos, estou pensando em participar de alguns.
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu indico Jhessy! Vale muito à pena :D

      um grande abraço!

      Excluir
  10. Uau! Adorei a ideia do post de 52 Photowalker, criativo e novo haha
    Talvez eu faça, é só acompanhar o blog: e-ternaaprendiz.blogspot.com
    segue lá também!

    ResponderExcluir
  11. AMEI!! Eu tava procurando exatamente ideias diferentes pra fotografia e esse post caiu do céu <3
    Parabéns por tudo aqui <3

    ResponderExcluir
  12. Adoro projetos fotográficos. Amei suas indicações, queria participar de alguns no Flickr, vou tentar procurar. Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.