sábado, 28 de junho de 2014

Torta de Maçã e Sorvete inspirada no livro ON THE ROAD

Desde que me conheço por gente tenho uma paixão descontrolada por livros. Lembro como se fosse hoje quando li meu primeiro livro sozinha. Quando completei sete anos meu pai me deu presente um livro chamada "Princesinha Esperta", lembro que o li em três dias contadinhos. Quando acabei pedi para o meu pai me comprar outro e ele disse, "Hadassah vai com calma aí! Você vai me levar à falência menina!" (hahahaha). Desde então eu só amo mais o universo literário. Outra coisa que também gosto muito é de culinária. Acho que é "culpa" da minha nonna que sempre gostou muito de cozinhar e me influenciou um bocado!
Já que estou de férias ando aproveitando meu tempinho vago para ler e de quebra cozinhar. E nada mais oportuno do que unir essas duas coisas que tanto gosto. Pensando nisso decidi abrir uma nova tag aqui no blog. 

Senhoras e Senhores, meninos e meninas, é com muito prazer que declaro aberta a COZINHA LITERÁRIA

Ai, não consegui pensar em nome melhor, então ficou esse mesmo, hahahahaha. Resumindo, resumindo vou ensinar alguns pratos inspirados em livros. E a minha primeira escolha foi a torta de maçã com sorvete do livro On The Road

On The Road - Pé na Estrada, escrito por Jack Kerouac é um dos grandes clássicos do século XX. Responsável por uma revolução cultural, e principalmente literária, a geração beat ficou conhecida por sua aura de transgressão, lirismo e loucura. E é a partir desse ideal que Jack narra a história de Sal Paradise e Dean Moriarty, dois amigos que atravessaram os Estados Unidos numa viagem ao bom estilo vagabundo. Romance, aventura, e muitas descobertas. Ler On The Road é entrar nesse estilo frenético, principalmente pelo estilo de escrita de Jack, só quem já leu vai entender o que quero dizer, sério. É preciso ler para entender. Enfim, vamos ao que interessa. 

Durante suas andanças Sal não tinha muito dinheiro para gastar com comida então ele se deliciava com as tortas de maçã com sorvete vendidas a um preço bacaninhas nas lanchonetes de beira de estrada. E foi a partir daí que tive a ideia de reproduzir a a torta de Sal Paradise. Já vou adiantando que é muito fácil de fazer, e fica deliciosa! O pessoal aqui de casa aprovou com honras. 

Ingredientes:
- 6 maçãs médias e fatiadas
- 2 xícaras de farinha de trigo 
- 2 xícaras de açúcar cristal
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de chá de sal
- 2 ovos 
- 1 xícara de leite
- 2 colheres de manteiga
- canela em pó
- suco de um limão 

Modo de fazer:
Corte as maçãs em fatias. Coloque as fatias de maçã em uma tigela, complete com água e adicione o suco de limão, deixe descansar por 10 minutos. Retire as maçãs e segue-as em um pano de prato limpo. Em outra tigela misture todos os secos, farinha, açúcar, fermento e sal, reserve. Bata os ovos com o leite e também reserve. Agora é hora de montar a torta. Uma camada de maçã, um pouco de canela, uma camada de secos, uma camada de maçã, canela, uma camada de secos e assim sucessivamente. Na minha torta deu quatro camadas, mas lembre que a última camada deve ser a de secos. Depois é só derreter as duas colheres de manteiga e derramar em volta da forma. Agora derrame os ovos batidos com leite em cima da torta. Polvilhe a torta com açúcar e canela, coloque para assar durante 40 minutos. 

Rende uns 10 pedaços. Fiz uma quantia maior porque aqui em casa tem um batalhão de bichos come-come, e meio que sou exagerada mesmo. Mas se você quiser uma quantia menorzinha é só cortar a receita pela metade, dá certinho. 

Sirva a torta ainda morna com sorvete de creme e tcharam! Prepare-se para ser transportado para as estradas norte americanas ao bom estilo On The Road. Melhor do que isso só se for preparar essa receita ao som do blues rasgado de Mississippi Fred McDowell:



Ah, e se você gostou da tag Cozinha Literária então vai curtir a receita de biscoitos inspirada no livro O Hobbit de J. R. R. Tolkien, que eu fiz aqui no blog.

Um grande abraço e até a próxima! 

4 comentários:

  1. Gente, amooo receitas com maçã e canela e esta deve ser maravilhosa, vou fazer!

    bjus flor!

    Aline Laitarte - www.bomboneca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo a combinação Aline! Sou apaixonada por canela, coloco até um pouco no molho de tomate fico ó!

      Faça sim! depois me conta como ficou o resultado ;)

      bjs

      Excluir
  2. bem, não tenho muito jeito com culinária, mas, de verdade, fiquei com vontade de fazer essa receita. ah, com vontade também de ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem precisa de muitas habilidades D. a receita é tão fácil, dá para fazer de olhos fechados!

      E sim, leia o livro! Se o Dean fosse te indicar a leitura, ele diria "Esse livro é um tesão! Palavras como piões frenéticos, loucas palavras de uma geração de vagabundos sedentos pela estrada, ao Sul, garota, ao Sul!" hahahahaha

      Abs

      Excluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.