sábado, 19 de julho de 2014

Una buona pasta, per illuminare il giorno

Acredito que há algo de mágico na culinária, aquela velha e boa maneira de fazer receitas simples escritas à mão em cadernos amarelados, depois reunir todo mundo na mesa e comer, conversar, rir e ficar ao lado das pessoas que amamos. Cozinhar para mim é uma terapia, é um tempinho que tiro para ficar em silêncio e fazer minhas experimentações. Quando faço um prato é uma maneira de dizer para o outro "eu te amo e gosto de cuidar de você".  Aqui em casa o pessoal costuma gostar das receitas que faço, mesmo que de vez em quando uma ou outra coisa não saia lá tão boa, hahahaha, eles são tão bonzinhos e costumam comer do mesmo jeito. 

Hoje fiz macarrão artesanal ao molho vermelho com funghi e brownies de chocolate. Aproveitei para fotografar e passar as receitas para você, espero que goste, faça e que compartilhem com as pessoas que ama uma boa mesa farta de una buona pasta e de muito amor.


Macarrão Caseiro (artesanal) 

Não, não é nada complicado fazer macarrão em casa. Durante muito tempo pensei que fosse uma tarefa complicadíssima ainda mais sem máquina. Mas um dia desses me deu na louca da experimentar uma receita de macarrão, e ainda por cima fiz tudo na mão sem ajuda de máquina. E descobri que não é nenhum bicho de sete cabeças, requer paciência, mas nada mais do que isso. Se meus antepassados conseguiam, porque eu não não é mesmo?


Ingredientes:

- 1 kg de farinha (essa é uma quantia para uma família grande e comilona, como a minha, mas se você quiser pode reduzir os ingredientes pela metade)
- 5 ovos
- 2 copos de uma mistura de água e óleo em metidas iguais
- Sal a gosto


Modo de fazer:
Em uma bancada, ou na pia mesmo, coloque a farinha faça um furo no centro e quebre os ovos, aos poucos vá juntando a farinha no centro e misturando os ovos. Aos poucos vá adicionando a água e o óleo. Misture. Depois amasse bem a massa até ela ficar uniforme e lisinha. 
Agora que vem a parte chata. Vá cortando a massa em pequenas bolinhas. Com um rolo abra cada uma dessas bolinhas até elas ficarem fininhas, ou o máximo que você consiga. Sem muita frescura corte tirinhas e pendure-as em um varalzinho. Se você não tiver um varal pendure as tiras de macarrão em bacias, também funciona. Faça isso com toda a massa. Agora é hora de esperar secar. Deixe o macarrão secar por no mínimo 1 hora. Enquanto isso vá fazendo o molho que vou ensinar lá embaixo.
Depois de secos você já pode cozinhar. Coloque água numa panela grande e deixe ferver com duas colheres de óleo. Coloque sua pasta aos poucos na água fervente. Cozinhar macarrão caseiro não é igual cozinhar os industrializados. Eles estão bem frescos e moles, não precisam ficar muito tempo cozinhando. Então fique de olho e experimente, quando a massa estiver ao dente pode tirar, no meus caso uns 10 minutos já está pronto. Ah, outra coisa! Não coloque toda a massa de uma vez na panela, vá aos poucos para que as tiras não grudem umas nas outras. 


Molho vermelho com funghi 
Funghi é um fungo da família dos cogulemos, muito comum na culinária japonesa ele também fica delicioso na culinária italiana. Esse molho é muito simples de fazer.

Ingredientes:

- 5 tomates maduros
- 3 colheres de açúcar
- 3 dentes de alho
- 1 maço de salsinha
- 2 xícaras de funghi desidratado 
- 1 cebola cortada em rodelas
- 1 colher de manteiga
- Noz Moscada a gosto
- 1 pau de canela
- Pimenta do reino preta a gosto
- Temperos sortidos a gosto
- Sal a gosto 
- Molho shoyu a gosto


Modo de fazer:
Aqueça 2 copos de água, não precisa ferver, desligue, adicione o funghi e deixe hidratar por uns 20 minutos. Em uma panela separada frite o alho, adicione os tomates picados adicione o açúcar para quebrar a acidez do tomate e refogue bem até que fique um molho com pedacinhos. Adicione os temperos, canela, pimenta, noz moscada e os sortidos. Adicione o sal, reserve.
Em uma frigideira funda refogue a cebola com a manteiga, depois adicione o funghi escorrido, adicione o molho shoyu e espere secar, desligue o fogo e reserve. 


Na hora de montar o prato faça na seguinte ordem; macarrão, molho vermelho, funghi, parmesão ralado, a salsinha picada, azeite e se quiser use capucinha para enfeitar, o bom é que dá para comer a flor também! Hummm... fica boooom. 

E fim! Todo mundo na mesa, vinho ou suco de uva para acompanhar e pronto, não há nada melhor.


Brownies de chocolate (extra rápidos e super fáceis de fazer!) 
Depois do almoço é hora de degustar um docinho. Hoje decidi fazer brownies. Esses bolinhos sequinhos por fora e molhados por dentro são os favoritos do meus pai. São deliciosos, ainda mais com uma boa bola de sorvete. 

Ingredientes:
- 4 colheres de sopa cheias de manteiga
- 1 copo de chocolate meio amargo picado
- 1 copo de açúcar mascavo
- 2 ovos, batidos
- 1 copo de farinha com duas colheres de chá de fermento em pó
- 1 col. de chá de essência ou extrato de baunilha
- 1 copo de amendoim
- 1 xícara de gotas de chocolate
- Noz moscada a gosto



Modo de fazer:
Preaqueça o forno a 180 ºC. Unte uma forma com manteiga, ou igual ao meu caso unte as forminhas individuais. 
Derreta o chocolate amargo com a manteiga em uma panela e em fogo baixo. Desligue e espere esfriar um pouco. Ainda na panela adicione os ingredientes molhados e misture bem. Adicione o açúcar, chocolate em gotas e o amendoim, misture. Por último adicione a farinha, misture bem. Coloque a massa na forma, ou nas forminhas. Asse no forno por 30 minutos. Espere esfriar e sirva, se quiser com sorvete. 
São tão fáceis de fazer e a textura fica no ponto. Crocante nas bordas com o centro bem molhadinho, e a noz moscada dá um toque mais exótico à receita, mas se você não gostar pode optar por deixar essa especiaria de lado. Eu é que gosto de temperos, e principalmente de noz moscada! 

Só uma dica, não deixe os brownies esfriando na janela. Tem uns espertinhos aí que vão tentar roubar, hahahaha. Até o Lucky, tentou pegar um pedaço. "Esse não rapaz, vai te fazer mal."


É isso, espero que você tenha gostado das receitas e que faça também. Espero que a vida lhe dê a chance de compartilhar esses bons momentos ao lado da família, das pessoas que ama e que aproveite cada instante para dar e receber carinho. Bom apetite! 


13 comentários:

  1. Hadassah, como me sinto bem no seu blog, você tem um jeito tão bom de ver a vida e conviver com a sua família que contagia, estava agora mesmo mostrando o seu blog para o meu noivo e dizendo o quanto ele me inspira, obrigada!

    Quanto as receitas amei! Vou fazer com certeza, sempre achei que o macarrão você trabalhoso demais, mas você me convenceu, e seus brownies estão com uma carinha boaaa :)

    Fiz a sua receita de torta de maçã e banana e ficou ótima, só esqueci de tirar uma foto e te mandar, vou fazer de novo e se der tempo (família gulosa) tiro uma foto :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pelo carinho Camila! Fico feliz em saber que o blog te inspira, me deixa contente.

      Pois é, também achava, mas fácil mesmo, palavra de escoteiro!
      Jura? Ah, que pena que não deu para fotografar, sei bem como é essa coisa de família gulosa hahahahaha.

      Mas quando fizer algumas das minhas receitas me conta o que achou, fico curiosa rs.

      Ah, e respondendo a sua pergunta lá de baixo, bem... eu coloco o óleo e água depois de misturar os ovos com a farinha, mas isso não é uma regra. Faça como for melhor para você.

      Um grande abraço!!! bjs

      Excluir
  2. Uma dúvida, a água com óleo é adicionada depois que os ovos já foram incorporados com a farinha, ou ao mesmo tempo que mistura os ovos?

    ResponderExcluir
  3. Quanta coisa boa! Amei ver capucinha! Fiz um trabalho sobre ela uma vez mas nunca tinha visto alguém comer por aqui. Nossa, fiquei muito feliz mesmo! Esse brownie deu água na boca. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, capucinha é uma delícia! Me lembra um pouco rúcula... fica uma delícia com salada.

      Excluir
  4. Que delícia Hady!

    Você é muito caprichosa! Os pratos ficaram lindos!

    Parabéns como sempre!

    bjaoo

    ResponderExcluir
  5. Oi,você excluiu seu tumblr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que não. Mas entrei agora e realmente não está entrando. Vou ver o q aconteceu.

      Excluir
    2. Mas qual é a URL do seu tumblr?

      Excluir
  6. Muito bom, parabéns pelo blog! Uma das receitas que quero tentar é fazer a minha própria massa, e dividir é claro, pois é a melhor parte de cozinhar. Belíssimas fotos, deve ter ficado uma delícia!

    ResponderExcluir
  7. Esse brownie tá de pegar o prato e sair correndoooooooooo e nunca mais voltar, só rpa pegar mais <3 hahaahah
    E como uma boa descendente de italiana, essa massa, NOSSINHORA, querendo <3 <3 <3
    Beijos
    Lovely Evv
    Instagram da Evv

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Só avisando que responderei a todos os comentários aqui mesmo.
E se você quiser que eu visite o seu blog, por favor avise.